Freguesia de

S. Tiago dos Velhos

A Freguesia de S.Tiago dos Velhos pertence ao município de Arruda dos Vinhos e fica situada a Sul/Sueste da sede do concelho. Pertence ao distrito de Lisboa e dista da Capital uns escassos 30 km.

A área da Freguesia é de, aproximadamente, 17 km2, e a sua população ronda os 1500 habitantes, divididos pelos seguintes aglomerados: S. Tiago dos Velhos, Adoseiros, À-do-Mourão, Carvalha, Lameiro das Antas, Covão de Cima, Outeiro das Doidas, e casais dispersos.

Toda a freguesia é caracteristicamente rural, sendo que em termos agrícolas predominam a cultura da vinha e de cereais. A partir do início da década de 80, deu-se um desenvolvimento notável, a que não foi alheio o crescimento do parque industrial de Alverca, empregador de uma boa parte da população da freguesia de S. Tiago dos Velhos. Os restantes elementos activos encontraram ocupação junto de indústrias de sucata, pequenas unidades comerciais e empresas de dimensão familiar. A abertura de novas rodovias em volta de Lisboa tem também tido um papel preponderante no crescimento local, tendo contribuído em muito para a criação das zonas industriais de A-do-Mourão e Adoseiros que permitem à freguesia a manutenção e criação de postos de trabalho, sendo um motor para manter o desenvolvimento da freguesia.